Skip to main content

Macios, carnudos e doces, assim são os figos. Eles fazem as delícias de miúdos e graúdos e pelas características mencionadas são uma excelente opção para dar ao bebé.

Os figos não amadurecem depois de colhidos, por isso escolha figos já maduros e consuma-os de imediato, visto serem extremamente perecíveis: por norma só aguentam um ou dois dias no frigorífico depois da compra.

Para além da banana eles combinam muito bem com outros frutos da época como framboesas, mirtilos e amoras, cuja compatibilidade de sabores dá origem a fantásticas papinhas.

Para além do sabor, que faz dele um dos meus frutos preferidos, o figo é ainda muito rico em fibra, sendo útil em situações de obstipação.

No caso desta papinha de figo para bebé, escolhi o trigo sarraceno enquanto fonte de hidratos de carbono complexos mas se preferir poderá substituí-lo por aveia ou quinoa, por exemplo. Espero que gostem!

Figos sarracenos com banana

figos sarracenos com banana

Tempo de Preparação:

3 minutos

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa cheias de trigo sarraceno cozido
  • meia banana da madeira
  • 1 figo fresco

Preparação:

  • Misturar todos os ingredientes e triturar.

Notas:

Para a confecção do trigo sarraceno: Eu utilizo uma chávena de café de trigo sarraceno em cru e seguidamente lavo-o e demolho-o durante pelo menos 12 horas. Desprezo a água. Seguidamente cozo-o no dobro da água, durante cerca de 15 minutos, juntando uma casca de limão para aromatizar, que retiro no final da cozedura.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

10 Comments

  • Raquel Gomes diz:

    Olá!! Parabéns pelo blog 🙂 cá por casa as gémeas adoram as papinhas caseiras!!
    Se usarmos a farinha de trigo sarraceno qual o procedimento? Diluímos em água como nas outras papas com por exemplo farinha de milho ou arroz? Obrigado 🙂

  • Joana diz:

    Olá SANDRA antes de mais muito obrigada por todas estas fantásticas receitas para alemem de saborosas tem imensa variedade.. o que faz com que as refeições não se tornem tão repetitivas mas sim bastante variáveis.. ainda não consegui adquirir o livro não tem aqui perto de mim mas quero muito…tenho uma duvida.. nesta receita eu ao comprar o trigo sarraceno então reparei i comprei moído.. existe algum diferença?!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Joana! Não existe praticamente diferença. Excepto, que no moído a cozedura é mais rápida. 😉
      Pode adquirir o livro online, através do site da Wook, Fnac ou Bertrand. Beijinhos, Sandra

  • Tatiana Fernandes diz:

    Olá Sandra! Esta receita parece deliciosa, mas tenho duas dúvidas: posso oferecer figos a um bebé de 6 meses? A farinha de trigo sarraceno também funciona nesta receita?
    Obrigada e beijinho

    • Sandra Santos diz:

      Olá Tatiana! Não existe uma orientação específica sobre qual a idade ideal para introduzir o figo, na alimentação do bebé. Considero aceitável fazê-lo algures entre os 6-9 meses. beijinhos, Sandra

  • Marta diz:

    Olá Sandra. Sou uma seguidora assídua da sua página. Suas receitas têm me ajudado muito na confecção das refeições para a minha princesa.
    Dei mama exclusiva até aos seis meses e que do comecei a diversificação alimentar a pediatra não me falou dos figos. Ela tem quase 8 meses. Acha que não tem problema oferecer lhe figos? E uvas? Obrigada e sucesso.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Marta! Sim, com 8 meses já pode oferecer ambos os frutos que mencionou. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário