Skip to main content

Eu chamo-lhe papinha, a maioria de vocês chama-lhe papa e as minhas amigas brasileiras não resistem a este mingau de aveia!
Independentemente do nome que lhe atribuem, a verdade é que esta receita resulta super bem. Tem um sabor muito agradável e uma consistência extremamente cremosa.
Para além disso, as ameixas têm um poder laxante natural, que ajuda a regular os intestinos preguiçosos do bebé.
Deste modo, elas constituem uma alternativa mais segura e natural, aos laxantes, a que muitos papás têm que recorrer, em desespero de causa para amenizar o desconforto dos pequenotes.

Embora sejam doces, elas ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Mas atenção: não se deve abusar. Afinal uma ameixa seca, embora seja relativamente pequena é o equivalente a comer uma ameixa fresca.

Um dos outros ingredientes da receita, a aveia, assume um papel semelhante ao da ameixa, oferecendo uma combinação poderosa de hidratos de carbono complexos, que asseguram uma libertação de energia gradual, evitando-se assim os indesejados picos de glicemia.

Altamente rica em fibra solúvel e insolúvel, a aveia, em conjunto com a ameixa, constitui a combinação perfeita anti-obstipação, para bebés com uma barriguinha mais em ordem e feliz!

Mingau de aveia, pera e ameixas secas

Papa, papinha ou mingau de aveia: com um sabor super agradável e uma consistência cremosa, ainda ajuda a regularizar o trânsito intestinal do seu bebé!

Tamanho da Porção:

1

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 pêra
  • 1 ameixa seca descaroçada
  • 1 copo de água

Depois de experimentar este fabuloso mingau, pode sempre testar a papinha de maçã e funcho, com efeitos igualmente interessante na prevenção e melhoria do quadro de obstipação do bebé.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

33 Comments

  • Andreia Fernandes diz:

    Olá,

    Ameixas secas com presença de sorbato de potássio. Há problema para o bebé?
    Obg,

    Andreia

  • Andreia diz:

    Muitos parabéns desde já pelo blog e pelo livro. O meu bebé tem 7 meses e deixe-me dizer-lhe que mal chegámos a Portugal fui comprar o seu livro. Adoramos as receitas, eu também rapo os pratos todos 🙂 ando com uma dúvida em relação ao uso de frutos secos como ameixas, alperces. Quando triturados não constituem um risco de engasgo para o bebé? Como são um bocadinho espessos e parece que se cola ao céu da boca. Tenho muita vontade de experimentar mas algum medo ao mesmo tempo. Tritura-los faz mesmo a diferença? Obrigada desde já 🙂

    • Sandra Santos diz:

      Olá Andreia! Desculpe mas não percebi a sua questão. Os frutos secos inteiros sim, constituem um risco mas quando triturados na papa, desde que bem triturados ficam em pasta… Acho que se experimentar vai perceber que a sua questão não faz sentido. Beijinhos, Sandra

  • Adriano diz:

    Boa tarde Sandra! O nosso filhote está a caminho dos 8 meses. É um pouco difícil no que se refere à alimentação mas estamos sempre a tentar introduzir alimentos e receitas novas. Cá em casa ficamos com uma dúvida: como a aveia, independentemente de se tratar do farelo ou de flocos, tem uma quantidade de fibra muito superior às papas industrializadas, não há problema em termos de absorção de vitaminas p. ex? O farelo é colocado simplesmente em água e confeccionado ou há algum procedimento prévio? Já agora, quando acha que se pode introduzir o queijo fresco? depois dos 12 meses? Obrigada e continuação de um ótimo trabalho neste blog tão inspirador.

    • Sandra Santos diz:

      Olá! O farelo já sofreu um processamento industrial até chegar a essa forma de consumo, daí não precisar de nenhum processamento caseiro, para além da cozedura. O queijo fresco pode ser introduzido a partir dos 9 meses. Beijinhos, Sandra

  • Margarida Pessoa diz:

    Boa noite Sandra,

    Tenho uma bebé de 6 meses que iniciou a AC há uma semana e meia. Tenho seguido o BLW, mas as avós não se sentem à vontade com o método e vão dar papinhas e sopas. Adoro o blog e tenho vontade de experimentar uma data de receitas
    Quanto a esta já vi nos comentários que se pode substituir o farelo por flocos de aveia, queria saber quanto tempo se devem demolhar!
    Outra questão é se estas papas com cereais e frutas podem ser feitas de véspera e aquecidas no dia seguinte? Tenho receio que a fruta oxide.

    Muito obrigada e beijinhos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Margarida! Aconselho a demolhar os flocos durante cerca de 30 minutos. Pode fazer a papinha na véspera e adicionar a fruta fresca imediatamente antes de servir. Beijinhos e boas papinhas 🙂

Deixe um comentário