Skip to main content

Eu chamo-lhe papinha, a maioria de vocês chama-lhe papa e as minhas amigas brasileiras não resistem a este mingau de aveia!
Independentemente do nome que lhe atribuem, a verdade é que esta receita resulta super bem. Tem um sabor muito agradável e uma consistência extremamente cremosa.
Para além disso, as ameixas têm um poder laxante natural, que ajuda a regular os intestinos preguiçosos do bebé.
Deste modo, elas constituem uma alternativa mais segura e natural, aos laxantes, a que muitos papás têm que recorrer, em desespero de causa para amenizar o desconforto dos pequenotes.

Embora sejam doces, elas ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Mas atenção: não se deve abusar. Afinal uma ameixa seca, embora seja relativamente pequena é o equivalente a comer uma ameixa fresca.

Um dos outros ingredientes da receita, a aveia, assume um papel semelhante ao da ameixa, oferecendo uma combinação poderosa de hidratos de carbono complexos, que asseguram uma libertação de energia gradual, evitando-se assim os indesejados picos de glicemia.

Altamente rica em fibra solúvel e insolúvel, a aveia, em conjunto com a ameixa, constitui a combinação perfeita anti-obstipação, para bebés com uma barriguinha mais em ordem e feliz!

Mingau de aveia, pera e ameixas secas

Papa, papinha ou mingau de aveia: com um sabor super agradável e uma consistência cremosa, ainda ajuda a regularizar o trânsito intestinal do seu bebé!

Tamanho da Porção:

1

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 pêra
  • 1 ameixa seca descaroçada
  • 1 copo de água

Depois de experimentar este fabuloso mingau, pode sempre testar a papinha de maçã e funcho, com efeitos igualmente interessante na prevenção e melhoria do quadro de obstipação do bebé.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

33 Comments

  • Filipa diz:

    O meu bebocas já está com 7 meses e está agora a começar as papas, mas estou a fugir das papas de compra e quero aventurar-me nas papas caseiras; ele já comeu esta e adorou! No entanto, no dia a seguir fica com muitas cólicas e chora muito quando está para fazer cocó. Será da aveia? Eu fiz com floco de aveia e não com o farelo, qual é a diferença entre fazer com um e com outro?
    E nas sopas/purés? quais seriam os legumes mais recomendados para o intestino preso?
    Beijinhos e obrigada pelo blog

  • Rita diz:

    Olá Sandra! Posso substituir o farelo de aveia por flocos de quinoa para bebé de 8 meses? Obrigada e beijinho

  • Tânia Marques diz:

    Olá!! Desde já parabéns pelo blog
    O meu bebé tem 5 meses e como está a LA, iniciou a diversificação alimentar aos 4 meses por indicação do pediatra! Já faz uma refeição de sopa e fruta e outra de papa! Tento evitar boiões de fruta e papa pré feita… Como ele é muito obstipado, uso bastante a aveia sem glúten e o trigo sarraceno nas papinhas… e como fruta tenho usado essencialmente maçã, pêra, banana e papaia. É o correto? Ele com 5 meses, já posso introduzir a ameixa e o alperce seco? Na confeção da papa, é recomendável usar água ou leite na preparação?
    Desde já abrigada!
    Um beijinho

  • Tatiana Fernandes diz:

    Olá Sandra! Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog, é uma ótima ferramenta para podermos alimentar os nossos babies de uma forma muito mais saudável. Obrigada! 🙂
    O meu bebocas já vai a caminho dos 7 meses e está agora a começar as papas, mas estou a fugir das papas de compra e quero aventurar-me nas papas caseiras; ele já comeu esta e adorou! No entanto, no dia a seguir fica com muitas cólicas e chora muito quando está para fazer cocó. Será da aveia? Eu fiz com floco de aveia e não com o farelo, qual é a diferença entre fazer com um e com outro?
    Adorava poder ir ao seu workshop no sábado, mas estou a viver na Holanda e só vamos a Portugal na altura do Natal. 🙁
    Obrigada e um grande beijinho 😉

    • Sandra Santos diz:

      Olá Tatiana! Entretanto já passou algum tempo desde o seu comentário. Esta situação voltou a verificar-se? Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário