Skip to main content

Eu chamo-lhe papinha, a maioria de vocês chama-lhe papa e as minhas amigas brasileiras não resistem a este mingau de aveia!
Independentemente do nome que lhe atribuem, a verdade é que esta receita resulta super bem. Tem um sabor muito agradável e uma consistência extremamente cremosa.
Para além disso, as ameixas têm um poder laxante natural, que ajuda a regular os intestinos preguiçosos do bebé.
Deste modo, elas constituem uma alternativa mais segura e natural, aos laxantes, a que muitos papás têm que recorrer, em desespero de causa para amenizar o desconforto dos pequenotes.

Embora sejam doces, elas ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Mas atenção: não se deve abusar. Afinal uma ameixa seca, embora seja relativamente pequena é o equivalente a comer uma ameixa fresca.

Um dos outros ingredientes da receita, a aveia, assume um papel semelhante ao da ameixa, oferecendo uma combinação poderosa de hidratos de carbono complexos, que asseguram uma libertação de energia gradual, evitando-se assim os indesejados picos de glicemia.

Altamente rica em fibra solúvel e insolúvel, a aveia, em conjunto com a ameixa, constitui a combinação perfeita anti-obstipação, para bebés com uma barriguinha mais em ordem e feliz!

Mingau de aveia, pera e ameixas secas

Papa, papinha ou mingau de aveia: com um sabor super agradável e uma consistência cremosa, ainda ajuda a regularizar o trânsito intestinal do seu bebé!

Tamanho da Porção:

1

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 pêra
  • 1 ameixa seca descaroçada
  • 1 copo de água

Depois de experimentar este fabuloso mingau, pode sempre testar a papinha de maçã e funcho, com efeitos igualmente interessante na prevenção e melhoria do quadro de obstipação do bebé.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

33 Comments

  • Cláudia diz:

    Olá. Obrigada pelo seu blog e pelas óptimas receitas.
    Gostaria de saber se tem experiência em fazer a papinha no dia anterior, guardar no frigorifico para o dia seguinte?
    Se sim, depois como a aquece, em banho maria ou no microondas?
    Tenho que mandar uma patinha para a ama da filhota!
    Beijinho

    • Sandra Santos diz:

      Olá Cláudia! O ideal seria aquecer em banho maria mas quando não for possível pode recorrer ao microondas. Beijinhos, Sandra

  • Olá Sandra !
    A minha princesa, vai iniciar a AC em fins de Outubro/inicio de Novembro, e não queria de todo dar-lhe as papas industrializadas! Queria optar assim por papinhas caseiras e os batidos de fruta caseiros! Estas papinhas será que poderia fazer com o leitinho ? É que a quantidade é tanta, que tenho de pensar em “inovar” as receitinhas para ela 🙂

    Um beijinho :-*

  • Diana diz:

    Olá bom dia, eu gostaria de saber se as ameixas secas são aquelas que se compram nos hipermercados que já vêm em caixinhas. Tenho sempre ideia de terem muito acúcar muito obrigada e parabéns pelo seu excelente trabalho .

    • Sandra Santos diz:

      Olá Diana! São exactamente essas. Contudo é importante ler o rótulo e certificar-se que na lista de ingredientes só consta a ameixa. Existem algumas que têm sulfitos e xarope de glicose pelo que não são recomendadas. Beijinhos, Sandra

  • Diana diz:

    Olá Sandra.
    Bem que inspiração, só hoje cheguei ao blog e já guardei imensos “menus”.
    Felizmente tenho um bebé (a quem já devia chamar criança porque já tem 2 anos) que me permite inovar em lanchinhos e pequenos-almoços diferentes e saudáveis.
    Esta receita também pode ser feita com figos secos? Ele não aprecia o fogo seco só assim, mas fica a olhar para mim quando os como, fazendo crer que também gostava de provar, mas não come de maneira nenhuma talvez pela textura diferente.

    Muitos parabéns pelo seu blog que está um máximo.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Diana! Pode substituir as ameixas secas por figos secos, em igual quantidade. Fica bom na mesma! Também ainda chamo a Francisca de “minha bebé”, apesar dos quase 2 anos de idade… São uns bebezocas mais crescidos! 🙂 beijinhos, Sandra

Deixe um comentário