Skip to main content

Este fim-de-semana experimentámos estas panquecas de mirtilos. São muito saborosas e perfeitas para quem opta pelo método Baby-Led Weaning.

Este é um método de alimentação complementar, em que se oferecem os alimentos a pedido da criança, numa tradução literal significa “desmame conduzido pelo bebé”.

No Baby-Led Weaning, a ideia é incluir o bebé na rotina familiar, para que coma, quando todos comem e o mesmo que o resto da família, com ligeiras adaptações.

Neste método não há praticamente o recurso à colher, pelo que as papas ou sopas são desaconselhadas. Ao contrário do BLW, numa abordagem mais tradicional, o principal erro é serem oferecidos somente alimentos passados ao bebé. Na alimentação complementar convencional também é desejável que o bebé explore e coma “alimentos à mão”, tal como no BLW.

Assim, estas panquecas de mirtilos são também uma boa solução e alternativa a uma papinha, por exemplo. Espero que gostem e que as possam partilhar em família!

Panquecas de mirtilos

Estas panquecas de mirtilos são muito saborosas e perfeitas para quem opta pelo método Baby-Led Weaning, na diversificação alimentar.

Pessoas:

6

Tamanho da Porção:

1 panqueca

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

10 minutos

Tempo Total:

15 minutos

Ingredientes:

  • 1 chávena de farinha para bolos;
  • 1 ovo médio;
  • 150 mL de leite ou bebida vegetal;
  • 2 mão de mirtilos;
  • 1 c. de sopa de óleo de coco;

Preparação:

  1. Coloque a farinha numa taça.
  2. Faça um buraco no centro da farinha e parta o ovo de maneira a que caia nesse buraco.
  3. Com um garfo, bata, cuidadosamente, o ovo com a farinha.
  4. Adicione uma pequena porção de leite e continue a bater. Repita este mesmo processo até o leite acabar.
  5. Junte os mirtilos à mixtura.
  6. Numa frigideira, coloque o óleo de coco. Quando este estiver quente, verta cerca de duas colheres de sopa de massa, para a frigideira.
  7. Deixe cozinhar durante, aproximadamente, dois a três minutos de cada lado.
  8. Estão prontas: pode servir!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

8 Comments

  • AnaP diz:

    Boa noite, uma chavena de farinha corresponde a quantas gramas mais ou menos? obrigada

  • Paula diz:

    Comecei por experimentar as suas receitas de papas mas agora quero variar nos lanches. O meu bebe tem 9 meses e vi esta receita e reparei que tem ovo! Pensei que a Clara do ovo só podesse introduzir aos 11 meses, posso fazer lhe estas panquecas na mesma?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Paula,
      Na verdade, de acordo com as novas recomendações, o ovo (gema e clara) pode ser introduzido logo a partir dos 6 meses.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Ana Silva diz:

    De acordo com as recomendações infantis, reparei que esta receita e a dos gelados, para bebés +9, contém ovos, mirtilos, morangos e ananás. Desde que fui mãe, e sendo também nutricionista, há realmente muitas contradições neste mundo de novas descobertas (para as mães e bebés), que nos deixam num impasse.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana,
      De acordo com as recomendações atuais, ovos, frutos vermelhos, frutos cítricos e oleaginosas, podem ser introduzidos logo a partir dos 6 meses. O facto de as ter catalogado para “+9 meses” deve-se a terem sido publicadas antes dessa recomendação e para estar concertada com posições mais conservadoras, mas que cada vez mais tendem a ser substituídas pelas atuais.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Luísa diz:

    Bom dia! Pode-se colocar leite de vaca nas panquecas para um bebé de 9 meses? Recomenda cortar os mirtilos, devido à forma redonda, pelo risco de engasgamento?
    Obrigada.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Luísa,
      Sim, pode adicionar leite de vaca mas só em pequenas quantidades em preparações culinárias e nunca como substituto do leite materno ou fórmula. Nestas panquecas, os mirtilos acabam por ficar mais moles com a cozedura, pelo que não vejo necessidade de cortar.
      Beijinhos,
      Sandra

Deixe um comentário