Skip to main content

Esta sopa de feijão-verde é a minha primeira publicação com este ingrediente que eu tanto aprecio, desde tenra idade.

O feijão-verde, é uma leguminosa, tal como os restantes feijões, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e afins mas ao contrário dos seus primos, e assim como a ervilha-torta, o feijão-verde pode ser consumido inteiro.

Esta vagem com pequeninas sementes de feijão no interior, pode ser cozinhada a vapor, em água e adicionada a sopas, guisados ou salteados.

Todas as leguminosas contêm proteínas, hidratos de carbono complexos e fibras solúveis, mas o feijão verde, sendo a própria vagem, contém ainda fibras insolúveis. Este aporte em fibra é muito interessante para a regulação da função intestinal do bebé.

É engraçado como alguns alimentos nos fazem viajar até cidades ou lugares longínquos. Muitas vezes, o feijão-verde faz-me viajar até à Tailândia, onde o degustei enquanto a estrela de um caril super suave e aromático. Hummm… Que saudades!!

Sopa de feijão-verde

Esta sopa de feijão-verde pode ser introduzida na alimentação do bebé a partir dos 4 meses, sendo extremamente nutritiva e saciante.

Tamanho da Porção:

2

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

20 minutos

Ingredientes:

  • 100g de feijão-verde
  • 100g de bróculos
  • 1 batata pequena
  • 1 maçã pequena
  • 1 colher de chá de azeite

Preparação:

  1. Lavar muito bem todos os ingredientes.
  2. Retirar a casca à batata e à maçã.
  3. Cozer todos os ingredientes em água ou a vapor, durante 20-30 minutos.
  4. Uma vez cozidos é só triturar e servir com 1 colher de chá de azeite por porção.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

15 Comments

  • Lauzinhaaa diz:

    Olá Sandra
    Dá para trocar a maçã por algum legume??? O meu pequeno costuma comer a peça de fruta inteira no final da refeição.
    Obrigada
    Estou a adorar o blog 😉

  • Joana Silva diz:

    Olá boa noite tenho um bebê de 4 meses que está a começar a comer,tem algumas receitas que pedem farinha de milho,qual é a farinha?só conheço aquela que se usa nos cozinhados e essa?beijos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Joana!
      Sim, é essa. se tiver oportunidade opte por uma farinha biológica.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Adriana Gonçalves diz:

    Bom dia, foi a primeira vez que vi a sua pagina e simplesmente fiquei deliciada! Se ate agora me queixava que estava a ser nuito repetitiva nas sopinhas do Guilherme agora encontrei aqui ótimas e diversas receitas! O meu bebe tem 8meses, ja aqui neste post falaram na fruta cozinhada na sopa e fiquei com q mesma duvida, se dar ou nao fruta depois como sobremesa, e também se existe um limite de fruto a dar por dia. Beijinhos e que continue a fazer a delicias dos miudos… e graudos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Adriana! As sopinhas com fruta, eu tenho por hábito oferecer ao almoço ou jantar. Tente não exceder 1 a 2 porções de fruta, por dia, entre os 6-9 meses e, 2 a 3 porções, por dia, entre os 9 e os 12 meses. beijinhos, Sandra

  • Lídia diz:

    Bom dia Sandra, tenho uma questão em relação a adicionar fruta na sopa e depois oferecer novamente fruta após a sopa. Não fica uma dose excessiva de fruta?
    Obrigada,
    Lídia

    • Sandra Santos diz:

      Olá Lídia! Normalmente, nas minha receitas, por cada porção de sopa adiciono cerca de meia porção de fruta (por vezes menos). A dose diária de fruta ser excessiva ou não depende por isso da porção de fruta que oferecer de sobremesa e ao longo do dia. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário