Skip to main content

Há já algum tempo que a Francisca deixou de comer papas, pelo menos com a frequência com o que fazia. Ela adora comer a fruta ao natural, assim como quase todos os outros alimentos.
Contudo, assim que chegou a época das cerejas,lembrei-me de fazer uma combinação, que o ano passado não tive tempo de publicar, mas que ainda me recordava que tinha sido um sucesso: papa de banana com cereja.

O trigo sarraceno, também denominado de trigo mourisco, veio por acréscimo. Precisava de um fornecedor de hidratos de carbono complexos, para dar mais consistência à papinha. Abri o armário e… voilá!! Aqui está ele, um ingrediente muito presente no meu armário mas ainda ausente aqui no blog.

Este pseudo-cereal, embora se chame “trigo”, não está relacionado com o cereal em si, ou seja ele não pertence a nenhum tipo ou espécie de trigo, partilhando apenas a primeira parte do nome entre si. Como tal, ao contrário do trigo “comum”, o trigo sarraceno não contem glúten, tendo por isso ganho bastante relevo, especialmente entre crianças e adultos com doença celíaca. Mas ele pode e deve, fazer parte da alimentação da população em geral.

Como tal, ontem, depois de fazer a papinha, ofereci-a à Francisca, suspeitando que ela não fosse achar graça. Enganei-me! Não achou graça foi quando ela acabou. Desatou num berreiro e não tive outro remédio, senão ir fazer mais um bocadinho… 😀

Papa de banana, cereja e trigo sarraceno

Esta papa de banana, cereja e trigo sarraceno, fez a Francisca literalmente ficar a chorar por mais. Não tive outro remédio senão reforçar a dose!

Tamanho da Porção:

1

Tempo de Preparação:

2 minutos

Tempo de Cozedura:

20 minutos

Ingredientes:

  • 1 chávena de café de trigo sarraceno em grão
  • 1 banana da madeira pequena
  • 6 cerejas

Preparação:

  1. Demolhar o trigo sarraceno, durante pelo menos 12 horas.
  2. Levá-lo a cozer em cerca de 200ml de água, em lume muito baixo, durante cerca de 20 minutos.
  3. Uma vez cozido, retirar 3 colheres de sopa rasas e colocar num copo de plástico alto.
  4. Aí deverá juntar a banana e as cerejas e triturar.
  5. Tanto o sabor como a cor ficam absolutamente maravilhosos!
  6. Já provou?

Notas:

Ficará com trigo sarraceno para mais duas porções de papa, que poderá usar da mesma forma ou adicionando diferentes frutas ou outros ingredientes.

Poderá usá-lo nas 48h seguintes, em caso de o guardar no frigorífico ou no período de um mês, caso opte por congelar.

Em vez do trigo sarraceno pode usar por exemplo quinoa ou millet (milho miúdo).

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

22 Comments

Deixe um comentário