Skip to main content

Tenho recebido muitas mensagens a pedirem sugestões para aquelas primeiras papinhas caseiras do bebé. Aqui fica uma sugestão que, para além de deliciosa é simples, rápida e prática: batata-doce com banana! A batata-doce é uma excelente fonte de hidratos de carbono, tendo propriedades extraordinárias, das quais se destacam a riqueza em betacaroteno, vitaminas do complexo B e fibra.

Para além destas características, tem ainda baixo índice glicémico e é facilmente digerível pela barriguinha ainda frágil e imatura do bebé.

Então e a banana? A bananinha já todos sabemos, para além da sua riqueza nutricional, da qual se destaca o elevado teor em potássio, é tão saborosa que torna qualquer simples papa numa verdadeira iguaria. Esta é uma receita, à qual ainda hoje recorro, quando me falta a inspiração ou tempo para novas experiências na cozinha.

Tenho a dizer-vos que nunca ouvi a Francisca queixar-se, só olha desconfiada quando lhe roubo uma ou outra colherada às escondidas… Caramba, não lhe escapa mesmo nada!

Papinha de batata-doce com banana

Esta Papinha de Batata-doce com banana, com uma excelente digestibilidade é uma fantástica sugestão para as primeiras papinhas do bebé.

Tamanho da Porção:

1

Tempo de Preparação:

5 minutos

Ingredientes:

  • 100g batata-doce
  • 1 banana da madeira

Preparação:

  • Cozer a batata doce;
  • Uma vez cozida, colocar num copo alto e triturar, juntamente com a banana.
  • Assim mesmo: fácil, rápido e delicioso!

Notas:

Se necessário pode adicionar um pouco de leite materno para ajustar a consistência e facilitar a aceitação, já que é um sabor que o bebé já conhece, ou uma colher de chá de azeite, para enriquecer a papinha com alguma gordura, essencial nesta fase de desenvolvimento.

A partir dos 6 meses pode substituir o azeite por uma colher de chá de óleo de coco. Tal deve ser introduzido como se de um alimento novo se tratasse.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

20 Comments

  • patricia diz:

    Ola Sandra..utiliza esta papinha como um lanche ou substituto da sopa ? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Patrícia! Normalmente, dou esta papinha à Francisca, ao lanche. Beijinhos e felicidades

  • Vera diz:

    Qual a marca de oleo de coco que usa para substituir o azeite?

  • Angela diz:

    Olá estou a gostar muito do blog. Já agora gostava de saber a sua opinião. Comprei um saquinho que já trás 5 cereais integrais: aveia, cevada, centeio, arroz e trigo. É bom para fazer as papinhas do bebé juntando água e fruta? Ou é muita mistura? Para bebé a partir dos 6 meses. Obrigada. Beijinhos <3

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ângela, numa fase inicial seria melhor oferecer-lhe apenas um ou quanto muito dois cereais em simultâneo. Para além disso e para melhor lhe conseguir responder a essa pergunta seria necessário saber em que estado estão os cereais desse saquinho que mencionou. Grão, farinha, flocos…? Em todo o caso será sempre melhor cozinhar o cereal, sendo que o tempo de cozedura dependerá do seu estado. Para ter uma ideia, se for em grão terá que demolhar, durante pelo menos 12 horas e depois cozer durante cerca de uma hora e triturar. Mas se for farinha pode cozer apenas durante 10 minutos. Os cereais integrais, embora mais saudáveis, pelo seu elevado teor em fibra, poderão ser mais difíceis de digerir e podem ainda “agredir” o intestino ainda imaturo do bebé. Recomendo sempre misturar parte do cereal integral e parte refinado. Veja esta receita para ficar mais esclarecida: Creme de arroz com alperces secos Depois é só variar e juntamente com o arroz, ou em vez deste, adicionar por exemplo aveia ou outro cereal. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário