Skip to main content

Oh Sandra, afinal o que é essa tal coisa… a cherovia? Calma, não é nenhuma excentricidade exótica! A cherovia, também conhecida como pastinaca (ou ainda pastinaga), é uma raiz branca, que pode e deve ser utilizada na nossa gastronomia, sendo rica em vitaminas A e C, bem como potássio e fibra.

Em boa verdade, esta raiz praticamente desconhecida, sempre foi cultivada na região da Beira Baixa, mas durante anos a sua utilização não era muito valorizada, estando agora novamente a ser potenciada. Há inclusivamente o Festival da Cherovia, o maior festival gastronómico do interior, na Covilhã, que se auto-intitula como a capital nacional da cherovia. É ou não é uma raiz que promete?

Em aparência, é semelhante à cenoura mas bastante mais pálida. Contudo, tem um sabor muito diferente e peculiar. Para mim parece um mix de cenoura com nabo, coco e avelã. Mas não fiquem assustadas, isto é só para mim e eu não sou conhecida por ter um palato distinto! 😉

O melhor é mesmo provar esta deliciosa papinha de pera e cherovia, para tirarmos todas as dúvidas. Vamos a isso?

Papinha de pera e cherovia

Esta papinha de pera e cherovia é um creme super simples, que junta as doces e maravilhosamente aveludadas cherovias com peras sumarentas. Delicioso!

Tamanho da Porção:

2

Tempo de Preparação:

2 minutos

Tempo de Cozedura:

15 minutos

Ingredientes:

  • 1 Pera
  • 1 Cherovia pequena

Preparação:

  1. Coza a cherovia e a pera, preferencialmente a vapor, durante cerca de 15 minutos ou até ambas se encontrarem macias.
  2. Triture e se necessário acrescente um pouco da água de cozedura ou leite do bebé, para ajustar a consistência do creme.

Notas:

Se não encontrar cherovias, pode substituí-las por cenoura. A receita será igualmente deliciosa e de fácil digestibilidade.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

12 Comments

  • Ana diz:

    Olá Sandra! Parabéns pelo seu trabalho.
    Queria perguntar se as papinhas devem ser feitas só na hora de comer ou se podemos fazer, por exemplo, de manhã para dar ao lanche?
    Como devemos conservar? Podemos aquecer?
    Muito obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana! Sim, pode fazer com antecedência e guardar no frigorífico durante 48h. Depois é preferível aquecer no fogão para que a papa readquira uma boa consistência. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário