Skip to main content

As crianças adoram super-heróis! E agora, ao Super-Homem, ao Homem-Aranha e ao Batman, juntam-se os brócolos! Na sua farta cabeleira, escondem verdes tentáculos carregados de super-poderes.

Na verdade, eles são aquilo a que podemos chamar de superalimento, pela sua enorme riqueza em vitaminas antioxidantes, tais como a A (betacaroteno) e a C, que protegem os tecidos e células do organismo.

Os brócolos são também um boa fonte de ácido fólico, potássio e ferro, embora este não seja tão bem aproveitado como aquele que vem na carne ou nas vísceras de animais. Os seus tentáculos verdes têm ainda glucosinolatos, que parecem fortalecer a imunidade e as defesas do organismo, podendo assim ajudar a prevenir o cancro. Tinha ou não tinha razão?

Já a pera é um dos alimentos menos alergénicos que existe, sendo por isso ideal para o início da diversificação alimentar do bebé.

Para além disso, é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C. Sendo menos ácida que a maçã mas igualmente docinha, oferece o contraponto perfeito ao acentuado sabor dos brócolos, contribuindo para a sua fácil aceitação e para o sucesso deste maravilhoso puré! Vamos provar?

Super puré de brócolos, pera e batata-doce

As crianças adoram super-heróis e têm todos os motivos e mais alguns para adorar este super puré de brócolos, delicioso e super nutritivo! Nhami!!

Tamanho da Porção:

4

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

15 minutos

Ingredientes:

  • 200g batata-doce;
  • 150g brócolos;
  • 1 pera rocha;

Preparação:

  1. Lavar bem todos os ingredientes.
  2. Descascar e descaroçar a pera e a batata-doce.
  3. Cortar em pequenos pedaços uniformes e colocá-los, juntamente com os brócolos num utensílio próprio para cozedura ao vapor (por exemplo: um cesto metálico com pequenas aberturas ou mesmo um passador).
  4. Deixar cozer durante 15-20 minutos e depois, é só triturar os legumes cozinhados, com um pouco de água. Puré feito e bem feito!

Notas:

Nesta receita, como é para fazer um puré e a água de cozedura acaba por ser aproveitada, não há grande problema se não cozinhar os legumes ao vapor. Já no caso de simplesmente oferecer o brócolo cozido ao bebé, desperdiçando a água de cozedura, aí sim, é sempre preferível a cozedura ao vapor. A razão prende-se com o facto de na água se perderem algumas das propriedades nutricionais dos brócolos.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

16 Comments

  • Sónia Pires diz:

    Olá Sandra. Depois desta papinha, dada ao almoço, ofereço fruta ou é desnecessário? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sónia! A partir dos 6 meses poderá oferecer-lhe fruta de sobremesa, visto que este puré leva apenas 1 pêra e rende cerca de 4 porções. Beijinhos

  • Katia Loureiro diz:

    Olá Sandra! O meu bebé tem agora 4 meses, já introduzi a primeira papá que faço com o meu leite. Gostaria de saber quando devo dar estas papás que tem no seu blogue.

    Uma dúvida, são papás frias ou quentes?
    Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Katia! Todas as receitas no blog estão organizadas por idade. Como o seu bebé tem agora 4 meses, pode oferecer-lhe todas as papinhas que fazem parte dessa categoria (ir a receitas – 4 meses). A maior parte das receitas para essa categoria são papinhas quentes. Tendo em conta que estamos no Inverno acabam também por ser mais reconfortantes! 🙂

  • Sofia Gaspar diz:

    Oferece como refeição ou lanche?
    Obrigada
    ♡♡♡

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sofia! Normalmente ofereço ao almoço ou jantar, como se de uma sopinha ou puré se tratasse. Porém não vejo qualquer problema em oferecer ao lanche: acaba por ter a fruta, um tubérculo que é equivalente aos cereais (arroz, aveia, trigo, quinoa, etc.) e os super-heróis do momento: os bróculos! 🙂

  • Ângela diz:

    Boa tarde, a partir de que idade é recomendado este puré?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ângela! Poderá introduzir este puré, a partir dos 4 meses! Embora seja sempre preferível iniciar a diversificação alimentar o mais próximo possível dos 6 meses. De qualquer modo, todas as receitas no blog estão organizadas por idade. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário