Skip to main content

As crianças adoram super-heróis! E agora, ao Super-Homem, ao Homem-Aranha e ao Batman, juntam-se os brócolos! Na sua farta cabeleira, escondem verdes tentáculos carregados de super-poderes.

Na verdade, eles são aquilo a que podemos chamar de superalimento, pela sua enorme riqueza em vitaminas antioxidantes, tais como a A (betacaroteno) e a C, que protegem os tecidos e células do organismo.

Os brócolos são também um boa fonte de ácido fólico, potássio e ferro, embora este não seja tão bem aproveitado como aquele que vem na carne ou nas vísceras de animais. Os seus tentáculos verdes têm ainda glucosinolatos, que parecem fortalecer a imunidade e as defesas do organismo, podendo assim ajudar a prevenir o cancro. Tinha ou não tinha razão?

Já a pera é um dos alimentos menos alergénicos que existe, sendo por isso ideal para o início da diversificação alimentar do bebé.

Para além disso, é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C. Sendo menos ácida que a maçã mas igualmente docinha, oferece o contraponto perfeito ao acentuado sabor dos brócolos, contribuindo para a sua fácil aceitação e para o sucesso deste maravilhoso puré! Vamos provar?

Super puré de brócolos, pera e batata-doce

As crianças adoram super-heróis e têm todos os motivos e mais alguns para adorar este super puré de brócolos, delicioso e super nutritivo! Nhami!!

Tamanho da Porção:

4

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

15 minutos

Ingredientes:

  • 200g batata-doce;
  • 150g brócolos;
  • 1 pera rocha;

Preparação:

  1. Lavar bem todos os ingredientes.
  2. Descascar e descaroçar a pera e a batata-doce.
  3. Cortar em pequenos pedaços uniformes e colocá-los, juntamente com os brócolos num utensílio próprio para cozedura ao vapor (por exemplo: um cesto metálico com pequenas aberturas ou mesmo um passador).
  4. Deixar cozer durante 15-20 minutos e depois, é só triturar os legumes cozinhados, com um pouco de água. Puré feito e bem feito!

Notas:

Nesta receita, como é para fazer um puré e a água de cozedura acaba por ser aproveitada, não há grande problema se não cozinhar os legumes ao vapor. Já no caso de simplesmente oferecer o brócolo cozido ao bebé, desperdiçando a água de cozedura, aí sim, é sempre preferível a cozedura ao vapor. A razão prende-se com o facto de na água se perderem algumas das propriedades nutricionais dos brócolos.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

16 Comments

  • Catarina diz:

    Olá Sandra, antes de mais parabéns pelo blog! Adoro apetece fazer tudo!
    Tenho uma questão… cada dose considera 150ml?

    Beijinhos e obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Catarina! A dose é sempre algo muito aproximado, confesso que em algumas receitas considero 150mL e noutras 180mL. Mas vai depender muito do bebé. Para um bebé X uma dose pode corresponder a 90mL e para outro bebé Y poderá ser 180mL, então o rendimento de cada receita é completamente diferente mediante cada caso… Fiz-me entender? Beijinhos, Sandra

  • Sílvia diz:

    Boa noite Sandra!
    Estou a gostar muito de conhecer o seu blog, estou a tirar imensas ideias 🙂
    Muitos parabéns pelo sucesso!
    Gostaria só que me ajudasse numa questão…o meu Vasquinho vai fazer 5 meses, aos 4 meses o pediatra disse para começar com os purés, faço uma única refeição de puré+sobremesa e nas outras mama. Ele também disse para quando fizesse os 5 meses introduzir a papa, substituindo uma mamada. Recomendou a primeira papa de milho e arroz da nutribén sem glúten, quando fui ver a inf nutricional não achei muita piada porque por 100g tem 66g de hidratos de carbono dos quais 33g são AÇÚCARES! Alguma vez deu esta papa à sua Xica? Ou substituiu por estas receitas que aqui tem? Tenho algum receio de lhe dar a da nutribén…
    Obrigada.

  • Ana Rita Gil diz:

    Olá Sandra, comecei a segui-la agora e quero experimentar as suas receitas, mas tenho uma dúvida: nas sopas/papas destinadas a refeições principais (almoço e jantar) vi que não junta carne nem peixe, como faz para dar a proteína? Obrigada!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana! Isso só acontece naquelas receitas classificadas como sendo a partir dos 4 meses. Nas categorias seguintes (+ 6,9,12 meses), junto carne e peixe às mesmas. Beijinhos

Deixe um comentário