Skip to main content

Tenho recebido muitas mensagens a pedirem sugestões para aquelas primeiras papinhas caseiras do bebé. Aqui fica uma sugestão que, para além de deliciosa é simples, rápida e prática: batata-doce com banana! A batata-doce é uma excelente fonte de hidratos de carbono, tendo propriedades extraordinárias, das quais se destacam a riqueza em betacaroteno, vitaminas do complexo B e fibra.

Para além destas características, tem ainda baixo índice glicémico e é facilmente digerível pela barriguinha ainda frágil e imatura do bebé.

Então e a banana? A bananinha já todos sabemos, para além da sua riqueza nutricional, da qual se destaca o elevado teor em potássio, é tão saborosa que torna qualquer simples papa numa verdadeira iguaria. Esta é uma receita, à qual ainda hoje recorro, quando me falta a inspiração ou tempo para novas experiências na cozinha.

Tenho a dizer-vos que nunca ouvi a Francisca queixar-se, só olha desconfiada quando lhe roubo uma ou outra colherada às escondidas… Caramba, não lhe escapa mesmo nada!

Papinha de batata-doce com banana

Esta Papinha de Batata-doce com banana, com uma excelente digestibilidade é uma fantástica sugestão para as primeiras papinhas do bebé.

Tamanho da Porção:

1

Tempo de Preparação:

5 minutos

Ingredientes:

  • 100g batata-doce
  • 1 banana da madeira

Preparação:

  • Cozer a batata doce;
  • Uma vez cozida, colocar num copo alto e triturar, juntamente com a banana.
  • Assim mesmo: fácil, rápido e delicioso!

Notas:

Se necessário pode adicionar um pouco de leite materno para ajustar a consistência e facilitar a aceitação, já que é um sabor que o bebé já conhece, ou uma colher de chá de azeite, para enriquecer a papinha com alguma gordura, essencial nesta fase de desenvolvimento.

A partir dos 6 meses pode substituir o azeite por uma colher de chá de óleo de coco. Tal deve ser introduzido como se de um alimento novo se tratasse.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

20 Comments

  • Mariana Amaral Farinha diz:

    Boa noite! Adoro estás receitas, será que posso trocar a banana por outra fruta? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Boa noite! Pode sim. Fica delicioso com morango mas acredito que resulte com muitas outras combinações. Beijinhos, Sandra

  • Joanapcg diz:

    Olá, o meu bebe tem 4 meses e meio nao gosta nada de papa e entao decidi experimentar estas caseiras. Ele adorou.. chorou quando acabou porque queria mais. Queria so perguntar se esta quantidade é para 1 refeição (lanche) ou para mais vezes. Fiquei com medo de dar tudo ate ao fim porque achei que podia ser demais.. e ele no almoço também já tinha comido pure com batata doce.

    Muito obrigada.. esta papa salvou-nos o dia!! Estou desejosa que ele possa comecar a comer as gomas e etc 😉😆

    • Sandra Santos diz:

      Boa tarde Joana,

      Normalmente por refeição aconselho um intervalo entre 45 a 180mL, de papinha ou sopa. No entanto, deverá ser sempre o bebé a ditar quanto vai comer. Muito obrigada pelo seu testemunho, deixou-me muito feliz. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário