Skip to main content

Esta papinha de milho e pera constitui uma excelente opção para as primeiras refeições do bebé.
Durante os seis meses que vivi em São Tomé, fuba, que é como quem diz farinha de milho, fazia parte das minhas conversas diárias com as mamãs sobre diversificação alimentar.

Invariavelmente, a farinha de milho (ou fuba) é, tradicionalmente, um dos ingredientes principais das primeiras papinhas do bebé, em vários países à volta do globo, já que o milho é uma boa fonte de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais e um cereal com diversas aplicações na culinária, podendo ser usado sob a forma de farinha, sêmola ou grão.

Ultimamente, o consumo de milho tem sido alvo de grande polémica e controvérsia já que, para melhorar a produção deste cereal, grande parte das espécies cultivadas são geneticamente modificadas. Considere, por isso, comprar milho de produção biológica.

Papinha de milho e pera

Papinha de milho e pera

Antes de servir, ajuste a consistência da papa com um pouco de leite do bebé. Deste modo estará também a enriquecer a refeição, do ponto de vista nutricional.

Depois de adicionar o leite não volte a ferver ou reaquecer a papa, nem guarde o que sobrar, por isso adicione só o leite à porção que o bebé vai consumir.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

48 Comments

  • Sónia Barbosa diz:

    Olá Sandra. Muito parabéns pelo blog e muito obrigada por toda a ajuda!
    A minha dúvida relaciona-se com o armazenamento da papa. Esta pode ser guardada no frigorífico já com o leite (em pó) adicionado? Ou devemos adicionar o leite apenas antes de ser consumida? Qual a melhor forma para aquecer a papa?
    Desde já, muito obrigada. Beijinhos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sónia! Só deve adicionar o leite na altura em que vai consumir a papa. Beijinhos, Sandra

    • Marisa diz:

      Olá Sandra, a papa pode ser dada fria ou normalmente aquecemos sempre ? Se sim, podemos aquecer no microondas? Obrigada e beijinhos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Marisa,
      Na minha opinião a papa fica melhor morna e recomendo sempre que aqueça no fogão para que esta readquira uma consistência mais uniforme.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Elisabeth diz:

    Ola sandra, adoro o seu blog ,e ja pedi para o dia da mãe o seu livro . A minha questão é nós por aqui utilizamos a bimby , o lume brando seria que temperatura?? Obrigada beijinhos

  • Aldina diz:

    Fiz ontem! E a minha filha gostou bastante! Fiz mais liquida e depois juntei um bocadinho de formula (em pó) e ficou boa. Depois de lhe dar a papinha, ainda lhe ofereci a maminha. Penso que fica bem do ponto de vista do leitinho. Ela tem 5 meses e meio.
    Obrigada, Vou fazer regularmente.

  • Cátia Correia diz:

    Olá Sandra! Vou começar a dar papa ao meu filho (5 meses 1/2) e quero experimentar as receitas do blog. A minha dúvida é se posso guardar a papa no frigorífico e quanto tempo aguentam (sem leite). Também posso congelar? Com ou sem a fruta? Além da maçã, pera e banana que frutas pode um bebé de 6 meses comer? Muito obrigada desde já!!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Cátia! Sim, pode guardar no frigorífico durante cerca de 48h e também pode congelar durante cerca de 1 mês, idealmente sem a fruta adicionada. beijinhos, Sandra

Deixe um comentário