Skip to main content

Este puré de alho-francês e legumes surge como resposta às muitas mensagens que tenho recebido, de papás com bebés cujos intestinos são preguiçosos.

O alho-francês tem a reputação bem merecida de ser um laxante natural, tornando-o uma escolha perfeita para inserir nas primeiras papinhas dos bebés, sobretudo naqueles que têm mais tendência a obstipação.

Este legume, tem um alto teor de enxofre e fibras prebióticas, tais como a inulina que contribui para o bom funcionamento intestinal.

Pode usá-lo em qualquer receita, enquanto substituto da cebola.

Para além disso, embora os restantes ingredientes não tenham uma função laxante reconhecida são, na minha opinião, pelo seu teor em fibra, bons aliados para ajudar os bebés que sofrem horrores com a prisão de ventre.

É importante salientar que é normal que nos primeiros dias/semanas da introdução de alimentos sólidos, surja este transtorno.

Apesar de existirem alimentos que nós sabemos que ajudam mais do que outros na resolução do problema, são os papás aí em casa que melhor conhecem o pimpolho e conseguem ver uma causa-efeito entre o que consomem e o modo como reagem e se comportam.

Os bróculos, por exemplo, tinham um efeito bastante interessante na Francisca e ainda hoje recorro a eles, quando vejo que anda mais obstipada e por isso os incluí como parte integrante desta receita.

Convém ainda não esquecer que o mais importante nos casos de obstipação é a hidratação! Oferecer muita, muita água ao bebé é a palavra de ordem: várias vezes ao dia!

Melhor do que isso só mesmo miminho e paciência, é que os pobrezinhos merecem e passam mesmo um mau bocado… 😔

Puré de alho-francês e legumes

Este puré de alho-francês e legumes é um interessante aliado para minimizar e aliviar o desconforto dos efeitos da obstipação em bebés.

Tamanho da Porção:

Preparação:

  1. Coza todos os ingredientes, preferencialmente a vapor, ou então numa panela, com pouca água.
  2. Uma vez cozidos, triture com o auxílio de uma varinha mágica.
  3. E pronto! Já está!

Notas:

A partir dos 6 meses poderá adicionar carne ou peixe, a esta receita. Devem ser adicionados 5 – 7,5 ml (uma colher de chá – sobremesa) de azeite em cru a cada dose de puré ou caldo de legumes.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

29 Comments

  • isabel cachucho diz:

    O meu bebe tem 5 meses ja come sopinha, pode introduzir alho frances, feijão verde e sumo de laranja…o meu bebe faz coco mt duro… temos q ajudar…Obrigado

    • Sandra Santos diz:

      Olá Isabel! Sim, pode introduzir mas em quantidades muito moderadas e individualmente, para assim avaliar qualquer reacção negativa por parte do bebé e melhor identificar qual o alimento que a provoca. Beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Podemos colocar cebola roxa na papa de bebe de 6 meses que iniciou agora aos 6 meses solidos? obrigada

  • Vilma diz:

    Ola Sandra. So comecei a introduzir sopa ao Meu bebe aos 6 meses. Ele ja ta a quase um mes com sopa so no almoço e no lanche vou dando uma frutinha. Ainda não introduzi o jantar. As suas receitas servem tanto para almoço como jantar?e acha que fevo ja acrescentar carnes e peixe? Porque todas as informações que encontro são para bebés que começaram a diversificar aos 4 meses o que me deixa muito na dúvida do que devo dar ao meu bebe a quando. Obrigafa. Adorei o blog

    • Sandra Santos diz:

      Olá Vilma! Sim, já deve introduzir carne e peixe, nas sopas do seu bebé. A dose diária recomendada é de cerca de 30g/dia, que pode ser dada toda numa refeição ou distribuída pelas refeições principais: almoço e jantar. beijinhos

  • Isabel diz:

    Tendo começado a alimentação complementar aos 4 meses pode oferecer se água para facilitar o trabalho dos intestinos, certo?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Isabel! Pode e deve. A água é um elemento fundamental para prevenir a obstipação. Beijinhos

Deixe um comentário