Skip to main content

Como conservar papas caseiras

Como conservar papas caseiras é uma das questões mais frequentes que me colocam diariamente, quer em consulta, quer nas redes sociais. Idealmente deveríamos preparar as papinhas caseiras em pequenas quantidades, para que o seu consumo seja feito de imediato.

Afinal, nada mais saboroso que uma papinha caseira fresquinha e acabada de fazer mas todas nós sabemos que nem sempre isso é possível, sobretudo com a rotina atribulada da maioria dos pais.

E já me conhecem: para mim, o ótimo é sempre inimigo do bom! Isto tudo para vos dizer que quer a refrigeração, quer a congelação conservam a maior parte dos nutrientes da vossa papinha, além de contribuírem para evitar o desperdício alimentar.
Então, quando a papinha caseira sobra ou se preparou de antemão uma quantidade superior a pensar em conservá-la para futuras utilizações deve ter em conta as seguintes indicações:

Como conservar papas caseiras no frigorífico:

Pode guardar a papa caseira no frigorífico por um curto período de tempo. Considero que o tempo máximo são 48h. Mais do que isso não acho adequado para um bebé.

Deve guardar a papinha em porções individuais, tendo em consideração a quantidade que o seu bebé está habituado a ingerir, para acertar na distribuição.

As papinhas devem ser guardadas preferencialmente em recipientes de vidro. Se usar recipientes de plástico deve estar segura que estes estão livres de contaminantes, tais como o bisfenol A. Os recipientes devem ser devidamente fechados e acondicionados.

Na altura de consumir, basta aquecer as papas usando os métodos convencionais: fogão ou microondas. Se usar o microondas, deve ter o cuidado de misturar bem a papa para que a temperatura fique uniforme. Evite aquecer demasiado e prove sempre antes de oferecer ao bebé. Eu prefiro o fogão, idealmente em banho-maria, por várias razões, uma delas prende-se com o facto da papa ficar com melhor textura quando aquecida no fogão mas deixo à vossa consideração.

Relembro que pode ser necessário juntar mais líquido, para ajustar a textura da papa. Pode adicionar o leite do bebé, seja materno ou fórmula.

Depois de adicionar o leite, não volte a ferver ou re-aquecer a papa, nem guarde o que sobrar. Por isso, adicione só o leite à porção que o bebé vai consumir.

Como conservar papas caseiras no congelador:

Caso tenha feito propositadamente uma grande quantidade, para facilitar a logística diária, então deverá congelar a papa.

O mais correto será, então, fazer a papa e arrefecê-la de imediato. Para isso, basta guardar, por exemplo, a papa ainda quente em recipientes pequenos, preferencialmente em doses/porções individuais, devidamente etiquetadas, passá-los por água fria corrente para um arrefecimento mais rápido e colocá-los, em seguida, no frigorífico. Após um curto período de tempo no frigorífico (1 a 2 horas), poderá optar por congelar o alimento.

A congelação é um processo que garante boa parte das características nutricionais dos alimentos e permite que se mantenham estáveis durante vários meses.

No caso das papas o tempo máximo aceitável de congelação é de 1 mês. O mesmo princípio aplica-se no processo de descongelação dos alimentos, que deve ser feito no frigorífico, no microondas ou, numa emergência, sob água fria corrente e nunca à temperatura ambiente.

Pode também aquecer o alimento congelado em banho-maria.
Grande parte das bactérias prolifera à temperatura ambiente por isso deve-se evitar deixar os alimentos neste intervalo de temperatura (8ºC e 63ºC).

Por esta razão os alimentos descongelados devem ser consumidos o mais rápido possível.

Lembre-se que nunca deve voltar a congelar uma refeição que foi descongelada!

Descubras estas deliciosas papinhas que pode fazer em casa:

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

4 Comments

  • Joana Silva diz:

    Bom dia! Quando misturamos as papinhas em pó com Água a ferver à fruta, devemos primeiro deixar arrefecer a papa? Costumo juntar a fruta com a papa em pó e água a ferver e ralar tudo junto, Nesse caso posso voltar a aquecer depois de refrigerado? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Boa tarde Joana,

      Não sei se percebi bem a sua pergunta.
      Pode juntar à papinha em pó e à fruta a água quente. Precisa de deixar arrefecer de modo a não queimar o bebé na hora de oferecer.

      Votos de boa semana,
      Sandra

  • Fatima Lopes diz:

    Olá Sandra
    Estou a descobrir o seu blog e gosto muito.
    Uma dúvida em relação às papinhas com leite materno. Gostava de as levar para a creche mas parece-me pouco razoável pedir que aqueçam em banho-maria a papa e, em separado, o leite para depois misturar. Se eu fizer a papa de manhã e a colocar quente num recipiente de vidro, pode manter-se fora do frigorífico até à hora do lanche? Assim só teria que pedir que aquecessem em banho maria o leite.
    Obrigada e continuação de muito sucesso

Deixe um comentário