Skip to main content

Esta papa de arroz e maçã foi uma das primeiras que fiz para a Francisca.
Confesso que já há muito tempo que não fazia esta receita mas a semana passada, na creche, um virose tomou conta de quase todos os meninos e a barriguinha da Francisca não deu conta do recado.

Esta papinha foi uma das opções para a sua dieta forçada, com a missão de ajudar o seu intestino a retomar a sua actividade normal.
Embora estas pequenas adversidades sejam comuns, assim que as crianças entram para a creche, nem por isso deixam de gerar transtorno e preocupação.
Raios! Num ano, em casa com a mamã, nunca soube o que era uma diarreia e a barriguinha funcionava como um relógio e agora…

Mas enfim, não há nada a fazer! Muitos pequeninos juntos, com um sistema imunitário ainda em desenvolvimento, torna inevitável este género de situações. Por isso, é bom ter o arroz como aliado.

Ele é recomendado na dieta de convalescentes de quase todas as doenças. É um cereal sem glúten e de fácil digestibilidade, já que a sua assimilação pelo organismo por norma não ultrapassa uma hora.

Este cereal é ainda um importante fornecedor de energia – já que mais de três quartos da sua composição é formada por amido – e ainda, garante ao bebé um leque variado de vitaminais e minerais.

Por estas razões é por norma  um dos primeiros cereais a ser introduzido na alimentação do bebé.

Papa de Arroz e Maçã

Esta receita de papa de arroz e maçã é óptima para a introdução dos cereais e fruta na alimentação do bebé. Super simples e rápida de fazer!

Existe ainda uma outra forma de preparar uma boa papa caseira de arroz para o bebé, tal como sugiro na receita da papinha de arroz e alperces secos, que na minha opinião é mais interessante do ponto de vista nutricional e sensorial. O único contra-tempo é ser menos prática e mais demorada. Ainda assim vale a pena experimentar!

Ainda: não se esqueça que, pode adicionar o leite do bebé (materno ou fórmula), para ajustar a consistência da papinha e torná-la mais rica do ponto de vista nutricional.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

87 Comments

  • Diana diz:

    Olá Sandra. Descobri o seu blog a pouco tempo e fiquei bastante motivada a dar papas caseiras graças a si. Mas trabalho a tarde é quem fica com a minha menina(5meses) é a minha mãe. Será que posso fazer a papa ao meio dia para ela lhe dar a tarde? Obrigada e adoro o seu blog é uma motivação. Beijinhos

  • Sara Cruz diz:

    Olá minha querida Sandra, parabéns pelo blog. Que útil me tem sido.
    Posso fazer esta papinha com arroz branco normal?
    Beijinhos.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sara! Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático. Sim, pode usar o arroz branco normal, que pode transformar em farinha ou então deverá cozinhar muito bem o grão. Beijinhos

  • Marisa diz:

    Olá Sandra, tenho duas bebes gemeas de 6 meses, comem cerca de 120 a 150ml de papa, para a quantidade que indica de água Vs a quantidade de farinha não ficará muito líquida? Isto Porque nas papas de compra eu colocava cerca de 5 colheres de sopa para cada papa. Outra questão, aqui indica a maçã mas posso experimentar com outra fruta, tipo pêra ou manga? Obrigada

  • Diana Cunha diz:

    Boa tarde Sandra.

    É possível fazerv a farinha de arroz em casa?

    Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Diana! Sim é possível. Basta comprar um bom arroz, de preferência de produção biológica e depois triturar o grão num bom “robot” de cozinha. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário