Skip to main content

Como já me conhecem, já sabem que para as primeiras papinhas da Francisca optei por combinações muito simples e esta papinha de abóbora e batata-doce não é excepção.
Achei importante actuar desta forma, para que ela se apropriasse do paladar de cada um dos alimentos em separado, nesta sua fabulosa aventura pelo reino dos alimentos!

Tanto a abóbora como a batata-doce são ligeiramente adocicadas e como tal, são do agrado da maior parte dos bebés. Para além disso são de fácil digestibilidade e raramente provocam alergias.

A batata-doce fornecerá aos bebés hidratos de carbono, e deste modo, toda a energia que precisam para nos deixarem completamente babados com as suas primeiras gracinhas.

Apesar de docinha, tem um baixo índice glicémico, o que é fantástico e contém fibra para que o seu intestino ainda imaturo funcione lindamente. Ambos os alimentos  são excelentes fontes de betacaroteno, um poderoso antioxidante, percursor da vitamina A.

Esta vitamina tem várias funções fundamentais, entre elas proteger a pele e as mucosas de infecções e é essencial para o processo da visão. Afinal não é só a cenourinha que deixa os olhos bonitos e não há nada mais extraordinário do que aqueles olhinhos doces e curiosos que nos deliciam e enchem de amor!

Papinha de abóbora e batata-doce

Esta papinha de abóbora e batata-doce é naturalmente doce e raramente provoca alergias, sendo por isso ideal para as primeiras colheradas do bebé!

Tamanho da Porção:

2

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

20 minutos

Ingredientes:

  • 200g de Batata-doce
  • 150g de Abóbora

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

39 Comments

  • Patrícia Martins diz:

    * Ajustando a questão anterior: a principal dúvida prende-se efectivamente com os timings em que os alimentos podem ir sendo introduzidos! O V ainda só comeu uma sopa… depois vem a papa, introdução dos verdes, aos 6m a fruta, depois a carne. É difícil diversificar-se sem ter noção da ordem mais correcta de introdução dos alimentos.

    Obr8gafa mais uma vez.
    Patrícia e Vicente

  • Patrícia Martins diz:

    Olá Sandra,
    Não conhecia o blog, nem o seu trabalho como nutricionista, mas com a gravidez passei a ser uma seguidora e estou fã!
    O meu bebé fez 5m no passado dia 14, até então tem sido alimentado exclusivamente com LM e comeu ontem a primeira sopinha (começo a trabalhar daqui a 2 semanas e queria estar presente nestes momentos além disso ele já demonstrava muito interesse pela comida). Fiz batata doce com cenoura e adorou (eu tbem adorei, confesso)… não comeu muito como seria de esperar mas adorou! Hoje repetiu e voltou a correr lindamente… trocarei agora pela abóbora, experimenta 2/3 dias para, na próxima semana já introduzir verdes!
    Para a semana já passarei a sopa para jantar e tenho indicação para introduzir a papa ao almoço! Mas queria alternativas mais saudáveis à tradicional papa de pacote (para poder ir alternando e tbem lhe dar a conhecer uma maior diversidade alimentar).
    Obrigada Sandra por nos “mostrar” o seu trabalho e ajudar tanto nesta tarefa da alimentação!

    Beijinhos
    Patrícia e Vicente

  • José Mariz diz:

    Olá boa noite, estive a ver um pouco do seu trabalho, e gostei muito!
    Meus Parabéns e desejo de muitas felicidades e sucessos!!

    José Mariz

    • Sandra Santos diz:

      Obrigada José. Fico mesmo muito feliz! Beijinhos

    • Ruth diz:

      Boa noite sadra sou a mãe de primeira viagem comesei a dar sopo a minha be ja tem 8 meses mas na hora de fazer coco.fica duro como devo fazer a sopo pra ele

    • Sandra Santos diz:

      Boa tarde Ruth! Nesta primeira fase de transição é normal que as fezes do bebé fiquem mais duras. Tem que oferecer muita água ao seu bebé e se o problema persistir, aconselho-a a marcar uma consulta online. Envie por favor um e-mail para: [email protected]
      Beijinhos,
      Sandra

  • Carla Osório diz:

    Boa tarde. comecei agora a introduzir a sopa à minha bebé, mas ela não come. Cospe e chora. Não sei o k fazer. Se não come a sopa, o k poderei dar?

Deixe um comentário