Skip to main content

Esta papinha de arroz é ideal para o início da introdução dos cereais na alimentação do bebé.

Como é muito nutritivo e isento de glúten, o arroz é quase sempre um dos primeiros cereais a ser oferecido ao bebé.

O arroz integral é mais rico em determinadas vitaminas, minerais e, sobretudo, fibra, quando comparado com o grão refinado.

No entanto, para uma barriguinha em desenvolvimento, pode ser difícil lidar com uma elevada quantidade de fibra e como tal, os cereais integrais devem ser consumidos com parcimónia.

Assim, para esta papinha de arroz optei por usar metade de arroz integral e metade de arroz branco, tendo, ainda, no final, coado o arroz para retirar parte da fibra e ácido fítico presente na casquinha do grão.

A papinha fica com um sabor muito subtil e cremoso, que agradará à maior parte dos bebés! Para além disso, embora dê algum trabalho, rende bastante e é muito versátil, podendo ser guardado no frigorífico ou congelado e misturado com vários outros frutos e vegetais, obtendo deste modo múltiplas variações de deliciosas papinhas de arroz, como por exemplo o creme de arroz e alperces secos.

Para uma versão mais rápida de como fazer uma papinha de arroz para bebé, consulte a seguinte receita: Papa de arroz e maçã.

Papinha de arroz

A papinha de arroz é ideal para o início da introdução dos cereais na alimentação do bebé, já que o arroz é nutritivo e de fácil digestão.

Pessoas:

6

Ingredientes:

  • 1 chávena de café de arroz integral
  • 1 chávena de café de arroz branco
  • leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
  • 1 casquinha de limão (opcional)

Preparação:

  1. Coza o arroz integral em água abundante: cerca de 5 porções de água por cada porção/chávena de arroz, durante aproximadamente 30 minutos;
  2. Junte o arroz branco, juntamente com 1 a 2 chávenas de água e a casca de limão e deixe cozinhar, em lume brando, por pelo menos mais 30 minutos.
  3. Uma vez cozido e ainda com alguma água, retire a casca de limão e triture parcialmente com a varinha mágica (a ideia é ficar muito mal triturado)
  4. Deite a mistura de arroz num coador, pressionando com a ajuda de uma colher.
  5. Do coador irá sair um creme que pode triturar novamente e ajustar a consistência, juntando leite do bebé. Prontinho!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

34 Comments

  • Vanessa diz:

    Olá Sandra! O facto de o arroz cozer tanto tempo não lhe retira as propriedades? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Vanessa,
      Tendo em conta que nesta papa se usa arroz integral, tem mesmo que aumentar o tempo de cozedura, caso contrário fica cru. Beijinhos, Sandra

  • Iolanda diz:

    Olá o meu filho tem 5 meses e estou a começar a fazer as papas e sopas seguindo o seu blog. Devo dar sopa a noite e papa durante o almoço ou vice versa?

  • Joana Gomes diz:

    Olá Sandra,
    Podemos utilizar arroz branco basmati? Obrigada!

  • Luísa Pinto da Cunha diz:

    Olá, está receita parece render bastantes porções. Como aconselha a que seja acondicionada? Não fica com uma consistência dura deixando para ser consumida noutros dias? Permanece cremosa? Desculpe o questionário, mas vou começar a aventura das papinhas e gostei muito da receita, queria mais informações. Estou a adorar o site, parabéns =)

    • Sandra Santos diz:

      Olá Luísa! Pode guardar no frigorífico durante 48 horas ou congelar durante cerca de um mês, preferencialmente em porções individuais. Se depois aquecer no fogão, volta a readquirir a cremosidade. Beijinhos, Sandra

    • Isa Morouço diz:

      Olá. Está quase a chegar a altura de começar a alimentação complementar com a minha bebé. Ela é intolerante a algo no leite ou a proteína do leite animal ou a lactose, porque assim que introduzo lacticínios na minha alimentação ela vomita. Não tenho leite materno congelado. Posso fazer esta papa só com água ou fica demasiado pobre? O que me aconselha para primeiras papas neste caso? Muito obrigada.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Isa,
      Sim, pode fazer só com água. Beijinhos, Sandra

    • Carina diz:

      Olá!
      Obrigada pela partilha da receita 🙂 será muito útil na introdução alimentar da minha menina.
      A minha pergunta não é sobre a papa em si, mas sobre as medidas. Uma chávena de café equivale a quantos ml? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Carina,
      Eu uso medidas caseiras, para facilitar o processo e, dar-vos maior liberdade para experimentarem e se aventurarem na preparação das papas dos vosso filhos.
      Beijinhos,
      Sandra

Deixe um comentário