Skip to main content

Esta papinha de milho e pera constitui uma excelente opção para as primeiras refeições do bebé.
Durante os seis meses que vivi em São Tomé, fuba, que é como quem diz farinha de milho, fazia parte das minhas conversas diárias com as mamãs sobre diversificação alimentar.

Invariavelmente, a farinha de milho (ou fuba) é, tradicionalmente, um dos ingredientes principais das primeiras papinhas do bebé, em vários países à volta do globo, já que o milho é uma boa fonte de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais e um cereal com diversas aplicações na culinária, podendo ser usado sob a forma de farinha, sêmola ou grão.

Ultimamente, o consumo de milho tem sido alvo de grande polémica e controvérsia já que, para melhorar a produção deste cereal, grande parte das espécies cultivadas são geneticamente modificadas. Considere, por isso, comprar milho de produção biológica.

Papinha de milho e pera

Papinha de milho e pera

Antes de servir, ajuste a consistência da papa com um pouco de leite do bebé. Deste modo estará também a enriquecer a refeição, do ponto de vista nutricional.

Depois de adicionar o leite não volte a ferver ou reaquecer a papa, nem guarde o que sobrar, por isso adicione só o leite à porção que o bebé vai consumir.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

48 Comments

  • Maria Fernanda Varela Ferreira diz:

    Olá. Parabéns desde já pelo blog. Estou a experimentar esta receita, a 1ª 😉 a papinha ficou em ponto em 5 minutos de cozedura.. acha que devo cozer mais?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Maria! Não, se sentiu que ficou pronta antes não há necessidade de deixar cozer mais. Beijinhos, Sandra

    • Alda Cristina da Costa Marcelo diz:

      Olá,
      Venho pedir uma dica. Se fizer a papa à noite para levar para a escola, será que fica boa se juntar o leite na hora de comer, no dia seguinte?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Alda! Sim, fica boa e nutritiva. Beijinhos, Sandra

  • Rafaela Soares diz:

    Olá Sandra!
    Desde já muitos parabéns pelo blog e pelo livro! São inspiradores para quem quer dar aos seus bebecas uma alimentação cuidada e nutricionalmente rica!
    Gostaria da sua opinião quanto ao meu “problema”… a minha menina come muito bem a sopa e quando chega a hora da fruta faz caretas e cospe fora.
    Já tentei várias consistências, diferentes temperaturas e contra minha ideologia, os boiões de fruta industrializada e nada!
    A pediatra sugeriu juntar a fruta à sopa, mas eu não concordo porque ela está a treinar o paladar e assim nunca conhecerá o paladar da fruta. E achei que fazer estas papinhas com fruta podia ajudar. O que acha?
    Muito obrigada e muitos parabéns mais uma vez!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Rafaela! Por vezes são necessárias mais de 11 tentativas até um bebé/criança aceitar determinado alimento. Posto isto, recomendo sempre uma aposta na variedade mas sem esquecer a repetição da exposição à mesma fruta. Hoje não aceita mas daqui a uns dias pode aceitar (sem forçar). Lá diz o ditado: “água mole em pedra dura…” Muita paciência e boa sorte! Sandra

  • Ana Lucas diz:

    Olá, boa tarde.
    Uma questão.. sémola de milho pode ser utilizada no lugar da farinha de milho? É igual? :/
    Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana! Sim, pode usar sêmola de milho, sem qualquer problema. Atenção ao tempo de cozedura: pode demorar mais uns minutos a ficar no ponto. Para perceber se está cozida basta provar. Beijinhos, Sandra

  • Célia diz:

    Olá Sandra, pergunta idiota , mas não tendo leite materno, faço o leite adaptado da mesma forma como para biberon ou mais forte? Ou seja normal 30ml para uma colher, ou menos água para a mesma quantidade de leite?

Deixe um comentário