Skip to main content

Esta papa de arroz e maçã foi uma das primeiras que fiz para a Francisca.
Confesso que já há muito tempo que não fazia esta receita mas a semana passada, na creche, um virose tomou conta de quase todos os meninos e a barriguinha da Francisca não deu conta do recado.

Esta papinha foi uma das opções para a sua dieta forçada, com a missão de ajudar o seu intestino a retomar a sua actividade normal.
Embora estas pequenas adversidades sejam comuns, assim que as crianças entram para a creche, nem por isso deixam de gerar transtorno e preocupação.
Raios! Num ano, em casa com a mamã, nunca soube o que era uma diarreia e a barriguinha funcionava como um relógio e agora…

Mas enfim, não há nada a fazer! Muitos pequeninos juntos, com um sistema imunitário ainda em desenvolvimento, torna inevitável este género de situações. Por isso, é bom ter o arroz como aliado.

Ele é recomendado na dieta de convalescentes de quase todas as doenças. É um cereal sem glúten e de fácil digestibilidade, já que a sua assimilação pelo organismo por norma não ultrapassa uma hora.

Este cereal é ainda um importante fornecedor de energia – já que mais de três quartos da sua composição é formada por amido – e ainda, garante ao bebé um leque variado de vitaminais e minerais.

Por estas razões é por norma  um dos primeiros cereais a ser introduzido na alimentação do bebé.

Papa de Arroz e Maçã

Esta receita de papa de arroz e maçã é óptima para a introdução dos cereais e fruta na alimentação do bebé. Super simples e rápida de fazer!

Existe ainda uma outra forma de preparar uma boa papa caseira de arroz para o bebé, tal como sugiro na receita da papinha de arroz e alperces secos, que na minha opinião é mais interessante do ponto de vista nutricional e sensorial. O único contra-tempo é ser menos prática e mais demorada. Ainda assim vale a pena experimentar!

Ainda: não se esqueça que, pode adicionar o leite do bebé (materno ou fórmula), para ajustar a consistência da papinha e torná-la mais rica do ponto de vista nutricional.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

87 Comments

  • Jaciara Vieira diz:

    Olá Sandra, gostei das dicas das papinhas caseiras. Minha nenuca fez 4 mesitos e quero uma dica de papinhas para diversificar, pois notei que ela aborrece-se facilmente das coisas, ela já come a papinha de milho mas quero a sua ajuda de receitas diárias…

  • Maria diz:

    Bom dia o meu bebê tem 6 meses e já estou a oferecer papa da comprada, mas ficou intrigada com as papas caseiras, pois sempre que come as compradas parece ficar meio indisposto…
    Falei a pediatra em fazer as papas em casa e disse que não, mas gostava de experimentar para ver como reage. O que aconselha para 1 papa caseira??
    Agradeço a ajuda, pois estou a nora principalmente com as farinhas a utilizar..

    Bjts e continue o bom trabalho…

  • Filipa Marques diz:

    olá Sandra! Adoro o seu Blog!
    O meu bebé tem 4 meses e já iniciei com a sopinha e a fruta (uma vez por dia), uma vez que desde muito cedo tive que lhe dar LA. A pediatra recomendou-me que após se habituar bem à sopinha e à fruta poderia iniciar com as papas. Gostaria de fazer papas caseiras. Assim sendo que farinhas recomenda (sem glúten, claro!)? e como as posso fazer? junto sempre uma fruta à farinha? e faço com água ou junto o LA? tenho imensas dúvidas de como posso fazer uma papinha nutritiva e saborosa para o meu bebocas. obrigada e desculpe tanta pergunta!!!! 🙂

    • Sandra Santos diz:

      Olá Filipa! Pode experimentar fazer papinhas simples, com tubérculos e fruta, como por exemplo: https://papinhasdaxica.pt/2016/11/papinha-de-pera-e-cherovia/ ou https://papinhasdaxica.pt/2016/07/batata-doce-com-banana/. Em relação aos cereais, até aos 6 meses, só recomendo que use arroz e milho. Porque não experimenta esta papinha: https://papinhasdaxica.pt/2016/10/papa-de-arroz-e-maca/? Usei farinha de arroz normal, comprada naquela secção dos hipermercados de produtos biológicos. Pode ainda optar por flocos de arroz próprios para bebé. Os da marca Holle são interessantes, já que da lista de ingredientes só faz mesmo parte o cereal, seja arroz, milho ou outros. Pode usar o LA para ajustar a consistência das papinhas, sem qualquer problema. Nas minhas receitas uso pouco leite por uma simples razão: a Francisca bebia leite materno e, este não suporta temperaturas de cozedura elevadas… Mas no seu caso pode por exemplo na receita da papinhas de arroz e maçã, substituir a água por leite adaptado. A papa ficará mais rica e interessante do ponto de vista nutricional e tenho a certeza que o seu bebé vai adorar.

  • Carla diz:

    Bom dia Sandra! Sou uma assídua seguidora do seu blog, pois a minha bebé vai começar com a papa. Gostaria de fazer a receita que a Sandra colocou de arroz e maçã. Ontem fui ao supermercado para comprar a farinha de arroz e verifiquei que eciste farinha de arroz integral e farinha de arroz “normal”. Também gostaria de saber se aconselha alguma marca de farinha?Gostaria de saber qual a,mais indicada. Dou mãe de primeira viagem e por isso bastante dúvida. Desde já agradeço. Parabéns pelo excelente blog muito obrigada pelas excelente receitas. Bjnhos, obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Carla! Embora os cereais integrais sejam mais ricos do ponto de vista nutricional, estes devem ser usados com parcimónia na alimentação do bebé, uma vez que contêm um elevado teor em fibra e fitatos. Sendo assim, seria mais prudente optar por uma farinha semi-integral ou pela versão refinada. Pode também fazer a farinha em casa se tiver um bom processador/liquidificadora, já que é só triturar o grão que usa habitualmente para preparar o seu arroz. Eu não ligo muito a marcas e, hoje em dia todos os supermercados têm uma área com produtos biológicos, onde encontrará uma grande diversidade de farinhas, na realidade muito semelhantes, apenas a marca e preço é que mudam. Ou se preferir, pode comprar flocos de arroz para bebé e nesse caso recomendo a marca Holle, também à venda em supermercados e algumas farmácias. No rótulo dos flocos desta marca irá encontrar: arroz integral. No entanto, dada a cor dos flocos (super brancos), desconfio que terão passado por um processo de refinamento. O que acaba por ser vantajoso, visto aumentar a digestibilidade dos flocos para a sua bebé. À medida que ela for crescendo pode ir optando por introduzir cereais cada vez menos refinados. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário