Skip to main content

A primeira papa não se esquece… Por isso a eleita foi a cenourinha!!!

Naturalmente doces e com uma textura suave e cremosa, são ricas em antioxidantes, tais como o betacaroteno, que é percursor da vitamina A e em fibras solúveis que ajudam a regular os níveis de açúcar do bebé e ajudam na função intestinal. Por todas estas razões, são uma excelente escolha nesta fase inicial da diversificação alimentar.

Cá em casa, sempre que possível, para as nossas papinhas caseiras, preferimos as cenouras mais escuras e biológicas, já que as cultivadas em modos de produção convencionais podem apresentar níveis de nitratos e resíduos de pesticidas elevados.
No início, é de esperar que o bebé coma apenas duas ou três colheres de sopa. Tal é normal e esperado. Lembre-se que isto é tudo uma grande novidade para ele. Para além disso, não utilize grandes quantidades de água na cozedura deste e outros legumes.

Deve usar apenas a água suficiente para obter uma papinha de cenoura, que em todo o caso não deve ser aguada e deve ter a consistência de um creme.

Agora que terminei todas as recomendações, só me resta desejar que desfrute desta experiência ao máximo, juntamente com o seu pimpolho.

No meu caso, tenho a certeza que esta papinha de cenoura vai ficar para sempre na minha memória, como o primeiro dia de mais uma etapa, neste nosso maravilhoso percurso de mamã e Xiquinha.

Papinha de cenoura

Uma excelente escolha na fase inicial da diversificação alimentar. Papinha de cenoura com uma textura suave, cremosa e rica em antioxidantes.

2

Ingredientes:

  • 1 cenoura média descascada e cortada em fatias pequenas
  • 1 a 2 colheres de sopa de leite do bebé

Preparação:

  1. Coza a cenoura a vapor. Pode usar uma panela própria ou colocá-la num cesto de cozedura a vapor. Depois é só encher uma panela vulgar com um bocadinho de água, colocar lá dentro o cesto e tapar a panela. Atenção que o nível da água deve ser baixo de modo a não contactar com a cenoura no cesto.
  2. 20 minutos e ficam prontas: óptimas e tenras
  3. Depois é só esmagar com o garfinho e já está!
  4. Misturar um bocadinho de leite do bebé, pode ajudar a melhorar a consistência e a aceitabilidade da papinha, já que é um sabor que ele já conhece.
  5. Outra forma é cozinhá-las num pouco de água, aproveitando a água da cozedura para fazer o puré. Lembre-se que certos minerais e vitaminas, tais como a vitamina C, passam para a água de cozedura e são desperdiçadas caso não a use. Depois é só reduzir a puré. Nota: Não coza com muita água para o puré não ficar muito líquido e com pouca consistência.
  6. No nosso caso, optámos por esmagar a cenoura muito, muito bem com o garfinho que é sem dúvida a forma mais correcta de fazer a papinha de cenoura. Agora aqui entre nós e sem que ninguém nos oiça: não me choca se resolver fazer o puré com a varinha mágica nestes primeiros dias, tudo depende do seu bebé e quem melhor do você para o conhecer melhor do que ninguém?

Notas:

Conserve no frigorífico até 2 dias ou congele até 1 mês. Pode substituir a cenoura por abóbora.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

50 Comments

  • Margarida diz:

    Olá Sandra.
    Tenho um bebé de 5meses e tem engordado bem mas a enfermeira que o segue disse para eu comecar pela sopa, mas ele não gosta e eu não insisto, dou-lhe a maminha mas ele não fica satisfeito então o médico decidiu que eu lhe devia dar a papinha e o suplemento mas ele não quer o suplemento e a papinha come bem e gosta. Será que fiz mal dar -lhe a sopinha aos 4meses? E será que posso substituir a papa da nestle pela papinha de cenoura ou pela sopa?
    Obrigada e muitas felicidades para os 3

    • Sandra Santos diz:

      Olá Margarida,
      Não existem verdades inequívocas em relação a alimentação para bebés mas por norma acho que introduzir os alimentos sólidos logo aos quatro meses é um bocadinho cedo porque eles, a nível de desenvolvimento, ainda não estão bem preparados para tal. Mas não pense mais nisso!!! Eu também começo sempre pelos legumes, por uma simples razão: quando começamos pelos cereais ou fruta, por serem mais doces, depois torna-se mais difícil introduzir os legumes. Experimente trocar a papa da nestlé pela papinha de cenoura ou mesmo a sopa de abóbora (Atenção: sem o caldo caseiro!) e adicionando a ambas 1 a 2 colheres de sopa de leite materno. Esteja preparada para ele comer muito pouco e não sofra com isso; aos poucos e gradualmente vai aumentanto a dose. E se é da maminha que ele gosta continue a dar-lhe. porque diz que ele não fica satisfeito?

  • Graça Sousa diz:

    Ola sandra.
    Sou a Graça, mãe pela quarta vez mas com muitas dúvidas pois desta vez decidi amamentar, coisa que não consegui fazer com os outros meus filhos agora de um bebé de 4 meses
    O Lourenço é um bebé muito comilão. E já estou a iniciar a sopa e a fruta mas estou preocupada pois ele não está a gostar e eu forço mas passado duas horas sente fome e necessidade ir á maminha.
    Como a Sandra está mais experiente, e também pela sua formação, eu pretendia saber que poderei fazer.
    Desejo tudo de bom para si e para a Xica , Felicidades

    • Sandra Santos diz:

      É normal que no início eles estranhem um bocadinho e comam muito pouco… E ele ainda é novinho, só por volta dos 5-6 meses é que eles começam a dar sinais de querer experimentar a nossa comidinha, facilitando a nossa tarefa de intoduzir novos alimentos. Como ainda dá maminha e segundo percebi o Lourenço está a crescer bem não há necessidade de forçar. Com muita calma e sem stress Graça! Para ter uma ideia, se estivermos por casa e lhe der o soninho, a Francisca pede mama passado muito pouco tempo depois de comer e olhe que ela come bem… São comilões mas a maminha também dá consolo e às vezes é por isso que eles as pedem mais vezes do que nós gostaríamos 🙂

  • Sara Correia diz:

    Olá. Iniciei a introdução dos alimentos e não sabia que podíamos introduzir a cenoura aos 4 meses. Adorei a ideia e vou tentar já este fim de semana. E gostaria de dar uma ideia para um post sobre a introdução da fruta: crua vs cozida. Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Eu recomendo que a diversificação alimentar comece mais tarde, por volta dos 6 meses mas se por algum motivo tal não for possível, esta é uma excelente papinha para dar início à introdução de alimentos sólidos. Excelente ideia para post!!! Obrigada

  • Susana Simoes diz:

    Ola Sandra e Catarre
    Desde já parabens pela vossa filhota. Eu sou a Susana, vivo em França e sou mãe de uma menina de quase 5 anos e de gêmeos( menina e menino) q tem em breve 5 meses. Eu tb comecei pela puré de cenoura não sabia é q podia meter leite do bebé na puré. Eu meto um bocadinho de manteiga….e o q fazem na creche onde trabalho. Estamos sempre a aprender. Eu sou Educadora de Infância, mas confesso q em relação a cozinhados não é o meu forte. Tenho aprendido bastante com o cozinheiro da creche, Pois temos o privilégio de ter cozinha própria, pq na maioria das creches por aqui…São pratos feitos em cozinhas centrais e depois distribuídos. Tive conhecimento do vosso blog pelo Facebook. …vou continuar a seguir as vossas dicas. Beijinhos e felicidades

    • Sandra Santos diz:

      Olá Susana, é bom saber que chegamos até França 🙂
      O leitinho facilita a aceitação e também tem gordura que o bebé precisa e a cenoura não tem. Experimente trocar a manteiga por uma colher de chá de azeite que é uma gordura mais saudável. beijinhos e felicidades

    • Susana Simoes diz:

      Ola Sandra
      Obrigado pela dica vou fazê lo. Beijinhos e felicidades

Deixe um comentário